Jogo lençol para berço
Com a notícia de que um filho está prestes a nascer, uma das principais preocupações dos pais está relacionada ao enxoval. Vários detalhes devem ser pensados, como roupas, sapatos, cobertor, fraldinhas, toalhas e, claro, o jogo de lençol para berço.
As peças de dormir precisam ser escolhidas com muito critério e em quantidades suficientes para receber a criança com o máximo de conforto. O ideal é pesquisar e analisar como o jogo de lençol para berço será usado para não faltar o necessário para o pequeno.
Quantas peças têm um jogo de lençol?
Normalmente, no jogo de lençol há duas (lençol elástico + fronha) ou três peças (lençol elástico, lençol de cobrir e fronha). Dependendo da opção dos pais, vale a pena ter mais de um conjunto para eventualidades.
Quais as medidas das peças?
As medidas do jogo devem corresponder ao tamanho do berço do neném. Geralmente há dois tipos de medidas:
Berço Americano: é o berço mais utilizado. Os tamanhos de referência para o colchão do bebê são de 130 cm x 70 cm.
Berço Nacional: em relação ao modelo americano, é um pouco menor. A medida ideal do lençol para esse tipo de berço é de 130 cm x 60 cm.
Por que lençol de elástico é a melhor opção para cobrir o colchão do berço?
Um dos estilos preferidos de lençol para forrar o colchão é o de elástico. Isso porque há algumas vantagens em relação à peça sem o adereço. Veja:
- facilita a arrumação do bercinho ou cama;
- não sai durante a noite de sono do bebê;
- não fica tão amassado no dia seguinte.
Dobrá-lo é um pouco mais difícil, mas, para facilitar essa parte, a dica é sempre colocar o lençol no avesso e dobrar a partir dos elásticos. Juntando as pontas e dobrando o lençol até ficar no jeito ideal para guardar. Tem um vídeo tem legal que ensina o passo-a-passo, vou deixar o link para você: clique aqui.
Até qual idade o bebê pode aproveitar o berço?
Essa é uma grande dúvida dos pais, principalmente conforme a criança cresce e se desenvolve. O berço é por muitos visto como fundamental para proteger o neném durante o sono, além de ser um espaço em que ele começa a conquistar sua autonomia de movimentos. Mas a medida que o bebê vai crescendo e ficando arteiro, o receio de uma queda faz com que os pais optem por tirar o berço (alguns berços viram mini camas), trocar por uma mini cama ou mesmo logo por uma caminha mais definitiva.
Os pediatras, em geral, indicam que a criança deve ficar no berço até por volta dos 2 anos de idade, quando já anda com firmeza e muitos conseguem até falar. Porém, é sempre bom que os próprios pais analisem e escolham o melhor momento para a mudança, seja antes ou depois dessa idade.
Quais os tipos de tecidos mais indicados para os lençóis de berço?
A pele dos bebês é muito sensível e exige muito cuidado na escolha do lençol. A regra é fugir dos tecidos sintéticos, pois eles podem causar alergias e incômodos para a criança. A dica é optar por peças 100% de algodão, que são delicadas, antialérgicas e muito confortáveis. Outras opções são percal, malha, flanela e algodão egípcio.
Quantos jogos de lençol é ideal por criança?
A indicação de médicos pediatras é que o lençol de elástico fique no berço por até três dias antes de que haja algum tipo de limpeza. Isso é importante para que não haja acumulo de poeira no lençol. Caso tenha algum vazamento da fralda da criança ou sujo inesperado, deve ser substituído de imediato. O uso do lençol de xixi ou cueiro como passadeira sobre o lençol de elástico, ajuda a mantê-lo sempre limpinho.
Considerando todas essas questões de trocas constantes, o indicado é ter cinco jogos de lençol para berço ou pelo menos 3 jogos e mais 2 lençóis de elástico avulso.
O jogo de lençol para berço pode ter detalhes?
Sim, e fica incrível! O lençol, além de ser prático e confortável para o pequeno, pode ser uma peça decorativa para o quarto. As opções mais charmosas tem bordados, rendas e apliques. Veja abaixo:
bordados: traços delicados e que são muito comuns em enxovais de bebês. Um dos estilos mais tradicionais é o bordado Richelieu, uma técnica de costura em que figuras são feitas por meio de um ponto caseado;
renda: a renda renascença, tecida manualmente, que incrementam o lençol para dar mais charme à peça. Geralmente, a renda é aplicada na borda;
dobra feita: é um estilo de posição que indica qual o modo de dobrar o lençol. Assim, quando o bebê for retirado do berço e o espaço for ajeitado, fica mais fácil para a organização.