Banho

Banho do bebê

A hora do banho do bebê é um momento importante de limpeza e relaxamento para a criança, mas, para alguns pais, pode ser um momento de dificuldades e dúvidas.

Isso porque, para garantir o bem-estar do bebê no banho, são necessários certos cuidados, como conhecer os produtos utilizados, os acessórios, a temperatura ideal da água, a forma como segurar e o modo de lavar o corpinho do bebê.

 

O que é necessário para o banho? 

Utilizar todos os utensílios e produtos corretamente faz diferença tanto para a criança como para quem está dando o banho. Quando os produtos ideais são usados para o banho do bebê, as chances de alergias são menores.

As funções de cada produto são muito importantes para o cuidado do bebê. Dentre os principais e mais usados estão:

Banheira: É o suporte essencial para dar o banho no bebê de forma segura e prática. Ao encher a banheira, é necessário verificar a quantidade ideal de água de acordo com o tamanho da criança e a altura da banheira para o adulto que for dar o banho;

Termômetro: O objeto é opcional, mas é muito eficiente e necessário para controlar a temperatura da água, considerando que o calor do corpo de um adulto é diferente do bebê. O termômetro é excelente para climas extremamente atenuados, pois evita que água esteja muito quente ou fria de acordo com a temperatura ambiente;

Esponja: A esponja própria para banho de bebê é prática para ser usada em recém-nascidos, entre 10 dias e três semanas após o nascimento, até o cordão umbilical do bebê cair naturalmente. A esponja consegue limpar regiões difíceis e deve ser passada levemente para não machucar a pele da criança;

Sabonete: O cosmético é o componente chave para a limpeza do bebê e pode ser utilizado em todo corpo da criança. Vale ressaltar que o produto precisa ser específico para uso em bebês e, mesmo assim, deve ser observada a reação da pele de cada um, pois existem vários princípios ativos de sabonete e você deve optar o que é melhor para o seu bebê.

Shampoo: Nos primeiros meses só o sabonete e o suficiente. O shampoo é o responsável por retirar o suor e outras partículas da cabeça da criança. Os shampoos para bebês têm o pH balanceado para não irritar a pele, principalmente nos casos em que o produto caia nos olhos. Consulte sempre o seu médico sobre o uso nos primeiros meses.

Condicionador: O condicionador tem como função promover a maciez e finaliza a ação do shampoo. O produto também tem pH balanceado. Nos primeiros meses, o uso costuma não ser recomendado. Consulte sempre o seu médico sobre o uso para o seu bebê.

Toalha: Por fim, a escolha da toalha deve ser feita com muito cuidado, considerando o material da toalha, a tintura sofrida pelo tecido e as dimensões da peça. É importante sempre considerar o tamanho da criança e a adequar a melhor toalha para ela.

 

Quais os cuidados no banho? 

Para oferecer o melhor conforto ao bebê, é necessário cuidado total para evitar que a criança fique irritada ou ocorram possíveis acidentes. Fique atento aos seguintes detalhes: 

cuidado com os olhos: Sabão e shampoo são os principais produtos que podem irritar os olhos do bebê e deixá-lo muito agitado. Para prevenir que os produtos caiam nos olhos, é importante deixar a cabecinha para trás e usar pouca quantidade dos produtos, principalmente de shampoo;

lave o cordão umbilical: Em bebês recém-nascidos, o cordão umbilical ou coto umbilical deve ser lavado delicadamente para não machucar a criança. O indicado é jogar a água devagar para remover todos os resíduos úmidos que podem ter se acumulado na região;

prepare o banho: Antes de levar o bebê para o banho, o ideal é deixar a banheira cheia (na altura segura para o seu bebê), com a água em temperatura ideal (pode variar em torno de 36 a 37 ºC de acordo com o clima) e a toalha, bem como os produtos necessários próximos à banheira;

teste os produtos: Ao comprar shampoo, condicionador ou o sabonete, é importante se certificar quanto à qualidade dos produtos e se têm o pH ideal;

posicione o bebê: A criança precisa estar e se sentir segura no banho. O certo é que a pessoa responsável pelo banho deixe o recém-nascido apoiado nos braços. Já os bebês com idade avançada precisam estar sentados. Assim, evita-se que escorreguem e dá maior segurança. Há também boas opções de cadeirinhas, almofadas e suportes que ajudam a posicionar o bebê para o banho.

 

Quais são os produtos encontrados nesta categoria?

Nesta categoria, você encontrará as tolhas ideais para você dar o banho no bebê corretamente e de forma prática: toalha com capuz; toalha em tecido fralda duplo; toalha em tecido felpa; toalha em atoalhado light; toalha com bordado richelieu; toalha com renda renascença.

 

Quais os benefícios de utilizá-las?

A pele do bebê, recém-nascido ou não, é muito sensível e requer cuidados necessários ao ser enxugada. Cada tipo de toalha tem suas particularidades.

 

Como funcionam?

Toalha com capuz: Facilita secar a região da cabeça da criança e evitar friagens em climas mais frios. Com essa emenda da toalha, é possível enxugar as orelhas, olhos, nariz e os cabelinhos do bebê;

Toalha em tecido fralda duplo: É a toalha mais maleável. É a recomendada para os primeiros meses. O tecido da toalha fralda perfeito para enxugar dobrinha por dobrinha, com delicadeza, sem arranhar a pele. Passar a toalha para secar todas as dobras, dedinhos e meio das pernas é fundamental para deixar a pele saudável, livre de fungos; 

Toalha em tecido felpa: É o mais tradicional. Existe uma boa variação de felpas, é preciso estar atenda a hora da compra para escolher uma felpa macia, com fios mais longos e resistentes. Além disso, esse tipo de toalha tem mais facilidade decorada com estampadas e outros tecidos.

Toalha em atoalhado light: O tecido é em 100% algodão, com fios em relevo. É leve, flexível e tem toque super gostoso. Tem fácil absorção de líquidos, inclusive muito eficiente para o banho;

Toalha com renda e bordado: O diferencial dessa peça é a aplicação de rendas e bordados que personalizam a toalha. O mais usado é o bordado Richelieu, um estilo muito comum em enxovais tradicionais de bebês. 

 

Como devem ser utilizadas?

A toalha é um item fundamental na hora do banho do bebê. Pode ser usada antes, quando a mãe tira toda a roupinha e enrola a criança na toalha. Esse cuidado faz com que o bebê entenda que é hora de tomar o banho e evita trabalho no banheiro para retirar roupas e fralda. 

Após o banho, a toalha é imprescindível para o bebê não sentir frio e ficar bem enxuto, principalmente as dobrinhas, braços e pernas. A toalha precisa ser bem macia. Ela é pressionada delicadamente contra o corpinho do bebê, sem esfregar a pele, mas passando levemente na cabeça, atrás do ouvido, entre os dedos e outras partes que podem acumular água. 

É importante enfatizar que a toalha deve ser de uso exclusivo do bebê, pois como a defesa ainda está em formação, o bebê ainda é bem sensível a bactérias. Por isso, quando em contato com impurezas do corpo de um adulto, o risco de contrair doenças é alto.