Touca e acessórios para o cabelo
Entre os inúmeros detalhes na preparação do batizado de uma criança, uma das principais preocupações dos pais está relacionada à roupa e aos acessórios. Em se tratando de adereços, os principais escolhidos para a cerimônia são a touca e tiara para bebê.
O mercado de moda infantil oferece diversas opções, modelos, cores, formatos, uma variedade de belos produtos que causam dúvidas de qual a melhor opção para a criança.
Como usar touca e tiara para bebê?
Para arrumar o cabelo, além do gosto da mãe é importante considerar a quantidade de cabelo da criança. As mais carequinhas se adaptam melhor as toucas e faixas. Já as bebês mais cabeludinhas, ficam lindas também de presilhas e laços com bico de pato.
Em locais de temperatura mais fria, a touca é o acessório de cabelo mais usado. Pois, além de completar o look serve de proteção para o bebê, podendo até ser sobreposto a um gorro mais quentinho, se preciso.
O que colocar na cabeça por faixa de idade?
0 a 6 meses: nessa faixa etária, o bebê tem o corpo ainda muito frágil e necessita de uma proteção maior. Por isso, o indicado é uma touca batizado, chapéu batismo ou gorro de batizado.
7 meses a 1 ano: geralmente, as crianças dessa faixa já têm mais cabelos, o que permite utilizar acessórios à vontade. Porém, como se trata de um bebê, o indicado é ter o máximo de cuidado para não colocar adornos que prenda a circulação.
1 ano em diante: nessa idade, o uso de touca é mais difícil. Muitos bebês já não se adaptam ao acessório. A regra é sempre optar pelo conforto do pequeno. Portanto, se ele não gosta de nada tapando a sua cabeça, melhor escolher outro item.
Quais as opções?
Para meninas, as melhores opções são tiara, laço, flor de cabelo e touca. Já para meninos, também valem as toucas, gorros, chapéus e bonés.
Todas essas opções podem ser usadas, mas é preciso ter muito cuidado na hora de prender os acessórios para não machucar. Para não ter problemas, a dica é usar velcro, antiderrapante ou cola (tipo girlie glue).
Como usar a touca no batizado?
Conforme a tradição da igreja católica, o mandrião é a vestimenta mais indicada para o bebê usar na cerimônia. Para completar o look, a touca, chapéu batizado ou gorro batizado, é o acessório mais indicado.
Além de ser um adereço tradicional, é também uma proteção para a cabeça da criança, que é muito sensível, contra friagens.
A touca cobre toda a cabeça, orelhas e tem uma amarração suave na região do queixo, normalmente com fita de cetim. As toucas de batizado com renda renascença e renda de algodão são as mais charmosas.
O que considerar na hora da compra?
Antes de escolher as peças para o batizado da criança, o indicado é considerar o conforto, qualidade e versatilidade.
conforto: a primeira preocupação é com o conforto do bebê. Vale sempre fazer um teste e verificar qual o acessório a criança fica mais à vontade;
qualidade: outro ponto fundamental, é verificar a qualidade dos produtos, se o acabamento está bem-feito e se tecido utilizado não causa alergias;
versatilidade: para evitar que o acessório fique em desuso, a dica é sempre optar por algo que o bebê usará em outras ocasiões.